O iPhone 12 suporta 5G, mas os problemas permanecem e o momento atual serve para ajustar expectativas
A cobertura é irregular, nem todas as redes 5G são iguais e, para a maioria dos clientes da Apple na maioria dos lugares e na maioria das redes, o aumento de velocidade que você obterá usando será mais parecido com LTE (4G) rápido do que qualquer coisa mais profunda.
Então, o que vem por aí para o tão alardeado 5G agora que a Apple lançou o iPhone 12?
Quando 5G não é realmente um 5G
A maioria das redes mundiais oferece alguma forma de 5G, incluindo Verizon nos EUA e EE no Reino Unido. O problema é que a implantação não é universal e, em muitos casos, você só encontrará uma rede 5G em áreas urbanas – embora a implantação agora acelere.
Há alguma confusão do consumidor em torno do 5G, em parte gerada por más decisões de marketing em nome de algumas operadoras. Atualmente, quase metade dos usuários do iPhone pensa que já tem 5G. Somando-se a isso, existem três raças básicas de 5G, cada uma com diferentes potenciais de velocidade:
- O 5G de banda baixa está mais amplamente disponível, mas oferece velocidades tão boas quanto o 4G LTE;
- A banda média 5G oferece melhor velocidade do que a banda baixa e suporta uma cobertura muito melhor do que o mmWave, especialmente em ambientes internos;
- mmWave 5G é a marca de 5G de maior frequência. Isso pode fornecer velocidades superiores a 1 Gbps, mas funciona apenas em alcance limitado e não responde bem em ambientes fechados.
Os dispositivos da Apple suportam todas essas três famílias 5G amplas, embora mmWave seja mais difícil de implantar e improvável de ver uma grande presença fora de grandes conturbações.
A T-Mobile já oferece banda média. A AT&T e a Verizon devem fornecê-lo assim que conseguirem comprar largura de banda adicional da FTC.
O CEO da Verizon, Hans Vestberg, tentou fazer com que todos se interessassem pelo padrão durante a apresentação da Apple, quando ele nos disse que sua empresa está introduzindo o suporte mmWave em 50 cidades dos EUA.
Enquanto as operadoras devem gastar US$ 275 bilhões em redes 5G, a geração mais rápida de 5G mmWave não está realmente disponível fora dos EUA, o que significa que a maioria dos clientes da Apple serão designados para versões mais lentas do padrão.
Apesar de todas essas advertências, dezenas de milhões de clientes da Apple vão agora comprar um iPhone 12 e esperar desfrutar dessas experiências 5G rápidas – e procurar novos serviços projetados para explorar essa largura de banda móvel. O problema? Expectativas versus realidade.
Os serviços ainda não chegaram lá
Vestberg discutiu o trabalho da Verizon com a NFL em novas experiências inovadoras no jogo durante a apresentação da Apple, durante a qual também vimos uma demonstração de um jogo chamado League of Legends: Wild Rift.
Mas houve uma falta distinta de quaisquer outros casos de uso de 5G durante o show. Deveríamos ter esperado isso, já que serviços projetados para explorar 5G ainda não existem.
Isso é trabalho em andamento, e parecia uma oportunidade perdida que a Apple (ainda) não desenvolveu algum tipo de serviço proprietário para explorar a tecnologia (embora seja útil que a empresa esteja oferecendo aos novos compradores de iPhone três meses de acesso grátis para o Apple Arcade).
Para ser justo com todas as partes, apesar do 5G pairando em torno dos refrigeradores de água da conversa sobre tecnologia nos últimos dois anos, ainda é apenas o início de sua implantação global (exceto, possivelmente, na China).
Tim Cook, CEO da Apple, disse: “Hoje é o início de uma nova era para o iPhone”, disse ele. “Este é um grande momento para todos nós.”
Quais as diferenças de cada formato de 5G?
Você pode antecipar um dilúvio de dados de desempenho 5G surgindo assim que a Apple começar a lançar o iPhone 12.
O primeiro conjunto de testes divulgado recentemente pela SpeedSmart confirma que o nível de desempenho que você pode esperar varia. Eles confirmam que o mmWave 5G oferece conectividade (muito) melhor do que o 5G sub-6GHz, embora o último ainda seja mais rápido do que o 4G.
“O ponto ideal para a maioria será 5G de banda média”, diz SpeedSmart. “Como você pode ver a T-Mobile com velocidades de download superiores a 400 Mbps usando 5G de banda média, é muito impressionante, a maioria das pessoas deve acabar com resultados como isso se eles estiverem em uma área com 5G de banda média implantado, caso contrário, a maioria notará muito pouca ou nenhuma diferença quando for para 5G. ”
Isso significa que, nos próximos meses, veremos os clientes 5G (e não apenas os clientes 5G da Apple) experimentando nada como as altas velocidades 5G que podem esperar, mesmo com as operadoras trabalhando para manter a qualidade dos serviços que prestam .
Vai levar anos até que as redes 5G estejam totalmente disponíveis, e as operadoras realmente precisam refinar suas mensagens se quiserem ter certeza de que os clientes que trazem com promessas de banda larga 5G não fiquem desapontados com a experiência.
A introdução de serviços atraentes e conteúdo 5G pode ajudar a suavizar isso e mitigar a rotatividade do cliente se as experiências não atenderem às expectativas.
De olho no futuro, Daniel Ives, analista da Wedbush Securities, avalia que a mudança da Appe é daqueles acontecimentos que marcam a história de uma tecnologia.
“Em termos de 5G e as especificações aqui, acho que é o suficiente para ir em frente. Você poderia ter alguns defensores do limite que esperarão até que o 5G esteja mais amplamente disponível ”, disse ele. “Para mim, é o ciclo de produto mais importante desde o iPhone 6. Ele vai colocar mais gasolina no superciclo atual do iPhone.”
Então, qual é o resultado?
Acho que a Apple e suas operadoras parceiras fariam bem em garantir que não incentivem os clientes a esperar experiências 5G melhores do que provavelmente obterão neste estágio de desenvolvimento do mercado. Eu observo que as operadoras devem tentar refletir isso no preço, mas vamos esperar e ver até que ponto elas conseguem atingir esse ponto ideal de preços ao consumidor.
No entanto, para muitos de nós (especialmente aqueles que tentam usar nossos telefones como conexões principais de internet enquanto trabalhamos em casa), até mesmo 5G de banda baixa pode ser uma bênção, assumindo que pode fornecer LTE um pouco mais rápido de forma confiável que irá escalar para banda larga móvel super-rápida assim que todos nós conseguirmos deixar nossas casas novamente.
Eu continuo a acreditar que há uma oportunidade real no desenvolvimento de novas experiências móveis projetadas para transformar o 5G de um padrão que as pessoas estão curiosas para algo que não podem imaginar a vida sem.
Nos próximos anos, todos os participantes do mercado – agora incluindo a Apple – tentarão fazer exatamente isso. E todos eles provavelmente terão sucesso.
Fonte: https://computerworld.com.br/negocios/qual-o-futuro-do-5g-agora-que-a-apple-suporta-o-sistema